Portaria e Recepção
Portaria e Recepção
Portaria e recepção são dois serviços que estão relacionados ao acesso a um edifício, seja residencial, comercial ou misto. No entanto, eles têm funções e responsabilidades diferentes.
Agentes de Portaria
Agentes de portaria são profissionais que trabalham em prédios e condomínios, controlando o acesso de pessoas e veículos, monitorando as áreas por meio de câmeras, resolvendo conflitos e garantindo a segurança dos bens e das pessoas. Eles podem atuar em diversos segmentos, como empresas, hospitais, clubes e instituições.
Para exercer essa função, é necessário ter boa comunicação, simpatia, solicitude, oratória e disposição.
Recepcionistas
Um recepcionista é um profissional que trabalha na recepção ou portaria de estabelecimentos privados ou públicos, atendendo ao público interno ou externo. Suas principais funções são:
Cumprimentar e orientar os visitantes, fornecendo informações básicas sobre a empresa e os serviços oferecidos.
Atender as chamadas telefônicas e os e-mails, respondendo às dúvidas e solicitações dos clientes e fornecedores.
Encaminhar as pessoas aos departamentos ou órgãos competentes, de acordo com suas necessidades.
Controlar o acesso ao local, conferindo documentos e identificações para autorizar a entrada de pessoas.
Auxiliar em situações de emergência, como acidentes, incêndios, alarmes etc.
Manter a área de recepção organizada e limpa, registrando correspondências, contas a pagar e a receber, agendas etc.
Mensageiros
Um serviço de mensageiro é uma atividade que consiste em receber, transportar e entregar documentos, correspondências, encomendas e outros objetos entre pessoas ou locais.
Um mensageiro pode trabalhar em diversos setores, como escritórios, hotéis, hospitais, bancos e correios.
Um serviço de mensageiro pode trazer diversos benefícios para as empresas que o contratam ou para os indivíduos que o utilizam. Alguns desses benefícios são:
- Agilidade na comunicação entre as partes envolvidas;
- Economia no tempo e nos recursos
- Segurança na entrega dos objetos
- Organização dos documentos;
- Redução do uso do papel;
- Melhoria da produtividade;
- Satisfação dos clientes.
Vigias
O serviço de vigia é uma atividade que consiste em zelar, guardar e observar um patrimônio, com o objetivo de prevenir ou detectar tentativas de crimes.
O vigia não tem a função de proteger as pessoas ou o patrimônio, mas sim de acionar os agentes da segurança pública em caso de necessidade.
O vigia pode trabalhar em diversos locais, como fábricas, armazéns, residências, estacionamentos, edifícios públicos e privados, entre outros.
O vigia deve ter atenção, responsabilidade e conduta exemplar no desempenho do seu trabalho.
Operador de CFTV
Um operador de CFTV é um profissional que trabalha com o monitoramento de ambientes por meio de câmeras de segurança. Ele é responsável por instalar, configurar, operar e manter os equipamentos de CFTV, bem como analisar as imagens captadas e registrar as ocorrências. Ele também pode realizar o controle de acesso de pedestres e veículos, além de elaborar relatórios e alertas.
O operador de CFTV precisa ter conhecimentos em redes, eletricidade, informática e segurança patrimonial. Ele deve estar atento às normas e legislações vigentes sobre o uso do sistema CFTV, bem como às técnicas de interpretação das imagens. Ele deve ter habilidades como atenção, raciocínio lógico, comunicação e trabalho em equipe.
Prevenção de Perdas
Prevenção de perdas é um conjunto de estratégias para evitar desperdícios nas empresas e evitar gastos desnecessários, contribuindo para a conscientização das companhias de que o resultado somente será alcançado com o envolvimento de todos os setores.
A prevenção de perdas envolve a adoção de práticas preventivas e corretivas para que as perdas identificadas e não identificadas sejam reduzidas. As perdas podem ser classificadas em perda desconhecida (quando não se sabe a causa) e quebra operacional (quando ocorrem por falhas no processo produtivo ou logístico).
As perdas podem afetar negativamente o lucro, a imagem e a competitividade das empresas, por isso é importante identificar as fontes, os tipos e os impactos das perdas, e implementar soluções adequadas para cada caso.
Algumas das soluções possíveis são: controle de estoque, rastreamento de mercadorias, treinamento da equipe, auditoria interna, entre outras.